Balanço do início do ano 2021 | Programa Especial de Testes
Catarina Sousa2021-02-19T12:18:28+00:00
O início do ano 2021 ficou marcado pelo número de contágios de COVID-19 a aumentarem, diariamente, de forma exponencial. Assistiu-se à chamada Segunda Vaga da Pandemia e o nosso Sistema Nacional de Saúde numa exigência limite.
A Cruz Vermelha Portuguesa mostrou-se determinada na sua missão com o aumento gradual das suas capacidades e recursos, por forma a conseguir uma resposta rápida e versátil perante as novas exigências.
Veja as ações da CVP realizadas no mês de Janeiro, 2021:
- Reforço da capacidade de testagem em novas regiões com a abertura de novos postos fixos, noemadamente, em Águeda, Abrantes, Bragança, Carapinheira, Costa do Estoril, Gandarela e Tomar.
- Rastreios a elementos presentes nas mesas de voto das Eleições Presidenciais.
- Início do projeto Escolas, de Norte a Sul do país, com a realização de rastreios na comunidade escolar.
- Início da Operação Lares na região norte com o objetivo de rastrear todos os idosos e profissionais em Estruturas Residenciais para Idosos.
Até ao momento já foram realizados mais de 200 mil testes na comunidade. No mês de Janeiro a média diária ultrapassou os 2 400 testes. A CVP reforça, ainda assim, ter capacidade para aumentar os testes diários até 5 500 em todo o país.
O impacto destas repostas no âmbito da prevenção e controlo da Pandemia deve-se, em muito, ao trabalho de equipa e à estreita cooperação com as Autoridades de Saúde.