CVP nos primeiros eventos teste-piloto

Os primeiros eventos-piloto da Cultura, decorreram entre 29 Abril e 9 Maio, em Braga, Coimbra e Lisboa. Com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), da Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos (APEFE),  da Roche Diagnósticos, da Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST), da Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE).

Estes primeiros eventos tiveram como objetivo a definição de novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, de elevada sensibilidade e especificidade, que permiiam a realização de espetáculos e festivais.

A entrada dos participantes esteve sujeita a um teste rápido de antigénio, realizado pelas equipas da CVP, através de recolha por zaragatoa de uma amostra nasofaríngea, capaz de determinar a existência ou não de infeção ativa pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença COVID-19.

Com esta abordagem, será possível avaliar um regresso às atividades culturais em maior segurança, dando assim resposta ao diploma do Governo sobre espectáculos culturais e artísticos promulgado pelo Presidente da República no início de abril e que previa a realização de eventos teste-piloto.