Como fazer um piquenique com amigos em segurança?
Catarina Sousa2021-06-28T16:45:51+01:00Por: Joana Sá
Enfermeira
Agora que reiniciámos um novo desconfinamento, todos temos saudades de partilhar alguns momentos com amigos, mas não queremos correr maiores riscos de contaminação por COVID-19. Reunir um grupo de pessoas num espaço aberto para uma refeição e alguma atividade social é uma das possibilidades, mas há que manter alguns cuidados gerais.
Onde posso ir?
Recomendam-se espaços amplos, ao ar livre, em zonas não sobrelotadas. Algumas possibilidades incluem parques, praias, bosques, miradouros, entre outros lugares. Deve assegurar-se que há espaço suficiente para que os grupos presentes no local não estejam demasiado próximos, pelo que se recomenda que se defina um espaço livre de dez passos a toda a volta do grupo.
Quantas pessoas podem reunir-se?
Não há um número limite para um piquenique, mas as atividades ao ar livre e a partilha de refeições em esplanadas podem incluir até quatro pessoas, pelo que esta é uma boa indicação.
Que cuidados gerais devo ter?
As medidas de proteção individual em vigor desde o início da pandemia devem ser sempre cumpridas:
- Utilização de máscara em todos os momentos (incluindo o momento de se servir de comida) exceto quando se está a comer / beber;
- Manter um distanciamento mínimo de dois metros em relação a pessoas que não partilhem o mesmo agregado familiar;
- Tossir para o cotovelo mesmo que tenha a máscara colocada;
- Ter à mão um gel alcoólico e utilizá-lo regularmente.
Durante o piquenique devemos ainda:
- Preparar a comida antecipadamente com as mãos bem limpas;
- Higienizar o espaço onde vamos comer (mesas e cadeiras caso existam) antes de dispor a comida;
- Assegurar que cada pessoa tem o seu prato, copo e talheres e não partilha estes objetos;
- Privilegiar comida individualizada (que não se partilha): fruta bem lavada, vegetais, sanduiches frias, snacks de pacote. A comida que for partilhada (por exemplo: saladas, arroz, massa,…) deve ser embalada individualmente ou servida por uma única pessoa. Esta deve ter as mãos bem limpas e utilizar talheres de servir limpos, para evitar que todos toquem nesses talheres.
- Colocar os diferentes alimentos bem espaçados para que as pessoas não precisem aglomerar-se para se servir;
- No final, os restos alimentares devem ser reunidos num saco que se deverá colocar num contentor próximo. Lembre que é preciso cuidar da natureza por isso não deixe qualquer desperdício e verifique antes de abandonar o local encontra-se limpo.
- Atenção a todos os cuidados gerais de preparação de alimentos para consumir num piquenique para evitar intoxicações alimentares!
Já fui vacinado ou já tive COVID-19. Posso estar mais relaxado e reunir com mais pessoas na mesma situação?
Ainda não existem dados suficientes que confirmem a imunidade em relação à COVID-19 depois de ter sido exposto à doença ou ter tomado a vacina. Há alguns casos reportados de re-infeções e de infeções depois de tomar a vacina, pelo que ainda não se pode facilitar. Todas as regras devem ser cumpridas por todos os cidadãos, independentemente da possibilidade de estarem imunes.
Fui convidado para um piquenique com amigos mas tenho medo de me contaminar. O que devo fazer?
Só deve ir a uma atividade com amigos se se sentir confortável para o fazer. A pandemia ainda não acabou e é natural que algumas pessoas queiram manter um maior nível de cuidados. O facto de algumas atividades serem permitidas não obriga que todos tenhamos que as fazer pelo que depende de cada um decidir se o que quer ou não fazer. Caso opte por participar numa atividade com amigos como um piquenique, aproveite o momento e divirta-se! Se tiver todos os cuidados aqui mencionados, não deverá correr maiores riscos e pode rever algumas pessoas que fazem parte do seu círculo social e com quem tem vontade de partilhar um bom momento.
Para além do piquenique, que outras atividades posso realizar com amigos?
- Desde o passado dia 5 de Abril que já pode ir a museus, esplanadas de bares e restaurantes (máximo de quatro pessoas por mesa) e praticar exercício físico ao ar livre (máximo de quatro pessoas).
- A partir do dia 19 de Abril (caso não exista agravamento da situação epidemiológica) poderá também ir a cinemas e salas de espetáculo, aumentar o número de pessoas na esplanada e em atividade desportiva até seis pessoas e participar em eventos exteriores, até ao limite da lotação.
Quero reunir-me com um grupo de amigos. Podemos fazer o teste rápido para ficarmos mais descansados?
Atualmente há vários testes rápidos disponíveis que dão uma indicação de se estar ou não infetado. No entanto, os testes não são completamente fiáveis (o método de eleição para diagnóstico da COVID-19 é o teste molecular PCR que se faz por zaragatoa em laboratórios certificados) e podem transmitir uma falsa sensação de confiança. Fazendo ou não o teste rápido, nenhum participante em atividades de grupo deve relaxar nas medidas de proteção individual.