Novo teste molecular à COVID-19

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lançou esta semana o primeiro teste molecular rápido disponível em vários postos fixos da rede CVP. Finalmente, é possível um teste de alta sensibilidade e especificidade com resultados rápidos.

O Teste Molecular Rápido ID NOWTM da Abbott é um novo teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), desenvolvido para o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2. À semelhança do teste RT-PCR convencional, permite a deteção do RNA viral do SARS-CoV-2. A grande vantagem deste teste é que aanálise da amostra é realizada num equipamento intuitivo de tecnologia avançada, fornecendo resultados moleculares em apenas 15 minutos. Não necessita de processamento em laboratório, reduzindo o tempo de espera do resultado de 24 horas para 30 minutos.

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) encontra-se, desde o início da pandemia, focada na prevenção e controlo da COVID-19. Empenhada na sua missão, tem acompanhado os avanços mais recentes das técnicas de diagnóstico, e sem dúvida que, numa corrida contra o tempo, esta se revela uma solução inovadora e eficiente, que permitirá quebrar novas cadeias de transmissão precocemente.

A vasta experiência da rede CVP tem agora disponível um novo método que permitirá uma resposta atempada às necessidades da população. Numa altura que o retorno às atividades económicas, com especial foco no turismo, esta solução permitirá uma maior segurança e rapidez no diagnóstico da COVID-19.