PROGRAMA ESPECIAL
TESTES COVID-19

Enquadramento

Ações da Cruz Vermelha para aumentar a capacidade de testagem móvel à COVID-19 nos países da UE

Desde o dia 11 de março de 2020, em que a COVID-19 foi decretada pela OMS como pandemia, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem estado na linha da frente no que concerne à capacitação do país em termos de testagem massiva a esta doença.

Neste contexto, a Cruz Vermelha Portuguesa efetuou, em julho de 2020, uma candidatura a um Projeto Financiado pela União Europeia com a Direção Geral para a Saúde e Segurança Alimentar (DG Santé), através da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Este projeto tem como objetivo aumentar a capacidade móvel de testagem da COVID-19 nos Estados Membros da União Europeia.

Assim, a Cruz Vermelha Portuguesa propôs-se a aumentar a capacidade de testagem no país, controlando surtos que surjam em estruturas residenciais para idosos, em meio escolar e outras organizações assim que solicitadas pelas Autoridades de Saúde, deteção de novos casos através de rastreios aos funcionários que trabalham diretamente com idosos e a cooperar com o Governo na implementação de testes de deteção de antigénio de leitura rápida em todo o território mas também pela formação e informação de profissionais de saúde para técnicas de colheita.

À Cruz Vermelha Portuguesa foi atribuída uma verba de 11 milhões de euros, o que representa uma grande ajuda no aumento da capacidade de testagem para o controlo de surtos e quebra de cadeias de transmissão da doença. Estaremos em cooperação com o Estado Português para, juntos fazermos frente à Pandemia da COVID-19.

De Norte a Sul do país, vamos estar onde somos mais precisos. A missão da Cruz Vermelha Portuguesa é prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Nota: Fora do âmbito deste projeto e do respetivo financiamento a Cruz Vermelha Portuguesa realiza testes COVID-19 à população, empresas e outras organizações nas Estruturas Locais, em Postos Fixos e/ou Equipas Móveis, dispersas por todo o país.

As nossas ações

Contacte-nos

Ligue 1415

[email protected]

Siga-nos nas redes sociais

Sugestões/Reclamações
[email protected]

© 2021 Coordenação Nacional de Emergência – Todos os direitos reservados – Licenciado pela União Europeia, sob determinadas condições

Este microsite e todos os conteúdos foram produzidos com o apoio da União Europeia. Todos os conteúdos são da responsabilidade da Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa e não refletem, necessariamente, a visão da União Europeia.